Menu

12/08/2015

Como verificar se seu blog tem algum malware ?

Malware no blog e agora?

Oi gente !

Tem coisa pior que acessar um blog e seu anti vírus apitar como um louco? Ruim para o blog ruim para o leitor e ainda pode causar danos gravíssimos a nossos tão amados pcs.
 Mas se nossos amados leitores contam com o anti vírus , nós humildes blogueiros contamos com uma ferramenta poderosa oferecida pelo Google Safe Browsing Tool  para que você blogueiro possa consultar se existe algum risco de contaminação.

Primeiro você entra aqui Google Safe Browsing Tool é super fácil só seguir as instruções dadas la e quando você fazer a verificação você sera redirecionado para outra página com o diagnóstico do teste assim:

Essa ferramenta não substitui obviamente o antivirus, ainda mais porque mostra apenas resultados de ameaças passadas, durante as últimas visitas do Googlebot. Por outro lado, permite ver se um determinado domínio esteve em algum momento recente "mal intencionado" ou foi hackeado, coisa que o antivirus não consegue pegar. Vale a pena testar...
    Então você realmente terá  uma grande dor de cabeça ate resolver a situação a primeira coisa a fazer é ser honesto com seus leitores e explicar toda a situação, afinal ninguém esta livre disso, então os procedimentos a seguir são simples porem essenciais: 

* Passe o anti-vírus  no seu pc , para ter certeza que ele não partiu dai mesmo, caso o vírus esteja por ai resolva com o anti- vírus e depois parta para descobrir qual arquivo do blog esta contaminado vá deletando ate saber qual foi ( eu sei chato isso mas porém necessário).
 Agora se o vírus não esta no seu pc  força na peruca e faça o seguinte:
*Exclua os gadgets e plugins de origem duvidosa do seu blog (aim meu corazommm!)
*Exclua sua lista de blogs amigos (caso algum blog da lista esteja contaminado, você recebe um alerta vermelho de estar linkando blog contaminado! Ou seja, muitas vezes o vírus/malware nem é seu!)
*Se mesmo assim nada melhorou, é hora de pensar em excluir a sua template. Eu sei, é triste, mas é uma opção real.Se nenhum dos passos anteriores adiantou,  sinto muito contate sua plataforma para instruções mais específicas. 


Mas você também pode ter esses cuidados para tentar evitar uma contaminação:

  • Mantenha seu anti-vírus atualizado: aquela imagem que você postou pode ter um vírus que estava no seu próprio computador e agora está contaminando o seu blog! Anti-vírus é essencial em todos os momentos e se você puder pagar um, melhor ainda. 
  • Evite instalar gadgets e plugins não-oficiais: eu sei que é difícil e que parece que o mundo perdeu metade da graça, mas procure ficar nos gadgets e plugins oficiais do Blogger, WordPress, ou da plataforma que você usa. Se precisar utilizar algum de fora, procure por sites confiáveis e evite aqueles blogs obscuros. Vale a pena fazer o download do plugin pro seu computador, descompactar o arquivo e passar o anti-vírus nele antes de usar no seu blog!
  • Use temas indicados pela sua plataforma: outra coisa difícil, mas usar um tema ou template desenvolvido por alguém que você não sabe quem é pode ser um grande risco. Tente dar uma costumizada nas templates recomendadas pela plataforma. Pense que é melhor ser mais simples e mais seguro do que ter uma template maravilhosa que vai trazer um vírus que irá destruir meses do seu trabalho!
  • Faça backups do seu blog regularmente: tenha sempre os arquivos do seu blog guardados no seu computador. Existem sim vírus e malwares que deletam arquivos. Acredite, melhor ter o trabalho de ficar fazendo backup sempre do que simplesmente descobrir que seu blog sumiu!
Então gente é isso espero que ninguém esteja passando por isso mas informação nunca é demais né?

bjokas

5 comentários:

  1. Eu fui ver flor e não tenho virús rsrs amei a dica gostei mesmo e agora voltei para deixar meu comentário.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marcelia seja bem vinda e volte sempre!

      Excluir
  2. Eu vou verificar se meu blog tem, bem útil!

    www.garotadeestilo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso quis dividi com vcs Fernanda ! obrigada pela visita ! seja bem vinda volte sempre!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

bem vindos!!!

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo